Saúde, bem-estar e justiça
Ao criarmos oportunidades de emprego para públicos que vivem em situações de grande vulnerabilidade social e familiar, entendemos que podemos ter um grande impacto, não só em criar condições e oportunidades que permitam manter o emprego, como também ter um papel importante na sua inserção social.
Para tal, o Grupo Portugália Restauração disponibiliza uma Assistente Social que tem como função prestar apoio e acompanhamento psicossocial aos colaboradores na resolução de situações-problema (saúde, habitação, justiça, educação, entre outros), articulando e encaminhando para os recursos e instituições locais ou acionando respostas internas de responsabilidade social da empresa.
Apoiamos ainda os nossos colaboradores e o seu agregado familiar em situações de emergência social, trabalhando sempre numa lógica de procura de respostas de longo prazo.
Gabinete do apoio ao migrante
Devido ao aumento significativo de colaboradores imigrantes, os pedidos de apoio relacionados com o desconhecimento de acesso aos serviços públicos em Portugal e situações familiares complexas aumentou. Assim, em 2019 foi formalizada uma parceria com o CEPAC- Centro Padre Alves Correia, com a prestação de serviços com uma segunda Assistente Social desta instituição, conseguindo dar um apoio e respostas mais especializadas na área da migração e integração social em Portugal.
Paralelamente, esta parceria trouxe benefícios para colaboradores que não se sentem à vontade para pedir apoio internamente, podendo recorrer a um apoio externo.
Loja viva
A “Loja Viva”, assente numa lógica de Economia Circular, é uma loja de produtos em segunda mão, que são doados de colaborador para colaborador, como uma forma de entreajuda da família Portugália Restauração – desde artigos para casa, roupa, calçado e acessórios de bebé, criança, adolescente e adulto, brinquedos, entre outros.
Para além destes artigos doados, o Departamento de Responsabilidade Social conta também com uma verba anual para dar resposta a pedidos específicos de bens e artigos essenciais que não se encontrem na Loja, que nenhum colaborador tenha disponível para doação ou que, por questões de higiene, devam ser adquiridos.
Esta iniciativa tem sido uma resposta muito valorizada, sobretudo por colaboradores imigrantes e refugiados, na sua chegada a Portugal, pois a maioria não tem uma rede de suporte familiar. A equipa da área da Manutenção do Grupo Portugália Restauração apoia também com a entrega de artigos mais volumosos nas casas dos colaboradores, como forma de Voluntariado Corporativo.
Apoio à natalidade
O Grupo Portugália Restauração apoia todos os colaboradores que vão ser pais, dando as boas-vindas ao novo membro da família. Quando nasce um “bebé Portugália”, o Grupo dá um apoio para a aquisição de artigos de cuidado ao bebé.
Paralelamente, os colaboradores podem aceder a artigos de bebé na Loja Viva, de forma gratuita.
Épocas festivas
Para celebrar o final do ano e a época festiva, o Grupo Portugália Restauração entrega anualmente um “Cabaz Viva” a cada colaborador e um presente a cada filho, dos 0 aos 12 anos de idade.
Desde 2016 que oferecemos nesta época “Presentes Sociais” aos colaboradores do Centro de Apoio e aos Gerentes de Loja, elaborados por utentes de organizações parceiras, de forma a contribuir para diversas causas sociais e a sustentabilidade financeira das mesmas.
Acesso à saúde
Uma das principais dificuldades dos nossos colaboradores imigrantes é o desconhecimento dos seus direitos e como podem ter acesso ao Serviço Nacional de Saúde em Portugal. Assim, foi criado um Guia Prático Social em 2019 onde incluímos toda a informação básica sobre o Acesso à Saúde traduzido em 7 idiomas (português, inglês, árabe, nepali, bengali, mandarim, urdu), com o apoio dos nossos parceiros do Plano de Desenvolvimento da Pena, Anjos e Arroios (Lisboa) – CEPAC, CRESCER, USF da Baixa, APISAL e GABIP Almirante Reis. Este Guia é distribuído por todos os colaboradores anualmente e enviado no processo de admissão de novos colaboradores.
Por outro lado, a empresa apoia os colaboradores e as suas famílias diretas em situações de vulnerabilidade social em áreas que o Serviço Nacional de Saúde não cobre, nomeadamente, saúde oral e visual ou complemento de baixas-médicas (quando as mesmas representam graves consequências económicas para o Agregado Familiar, como é o caso das famílias monoparentais).
Gabinete de saúde mental
Portugal é o 2.º país com maior prevalência de perturbação de ansiedade e depressão da Europa, onde se estima que mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica. Consequentemente, as respostas no tema da Saúde Mental no Serviço Nacional de Saúde são por vezes insuficientes. Por outro lado, o custo dos serviços privados de processos terapêuticos de longa-duração não são compatíveis com a gestão do orçamento familiar de muitas famílias.
Esta constatação, ao longo de vários anos de atendimentos sociais a colaboradores, levaram a que o Grupo Portugália Restauração estabelecesse um protocolo com um Gabinete de Psicologia, permitindo desta forma o acesso gratuito a todos os colaboradores que necessitem de recorrer a este serviço.
Apoio jurídico
De acordo com a Constituição da República Portuguesa, todos os cidadãos têm ao seu dispor proteção jurídica de forma gratuita, acesso aos tribunais para defesa dos seus direitos e interesses, não podendo a justiça ser denegada por insuficiência de meios económicos. Contudo, muitos colaboradores desconhecem os seus direitos e como ter acesso a serviços de Justiça.
Assim, nos Atendimentos Sociais apoiamos e encaminhamos os colaboradores que precisam de apoio jurídico para os serviços públicos e sociais correspondentes. Paralelamente, contamos com a assessoria jurídica, a título de pro-bono, do escritório de advogados com quem o Grupo Portugália Restauração tem uma avença, que dá apoio gratuito a todos os colaboradores que não conseguem aceder aos serviços do Estado atempadamente e que se encontram em situações litigiosas em diversos temas (habitação, responsabilidades parentais, entre outros), assegurando assim o acesso à justiça para todos, de forma atempada.