Educação

Acesso à educação

O Grupo Portugália Restauração considera que garantir o acesso à Educação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Muitas vezes, os colaboradores (especialmente imigrantes) desconhecem os procedimentos para que os seus filhos tenham acesso ao sistema educativo português, aos apoios sociais que existem (como a Ação Social Escolar), atividades de tempos livres, entre outros. Assim, a Portugália Viva apoia os seus colaboradores com a partilha de informação importante e através de encaminhamentos para estabelecimentos educativos dos vários graus de ensino.

Por estes motivos, foi criado um Guia Prático Social em 2019 onde incluímos toda a informação básica sobre o Acesso à Educação traduzido em 7 idiomas (português, inglês, árabe, nepali, bengali, mandarim, urdu), com o apoio dos nossos parceiros do Plano de Desenvolvimento da Pena, Anjos e Arroios (Lisboa) – CEPAC, CRESCER, USF da Baixa, APISAL e GABIP Almirante Reis. Este Guia é distribuído por todos os colaboradores anualmente e enviado no processo de admissão de novos colaboradores.

Escola viva

No momento de auscultação anual aos nossos colaboradores, os mesmos identificaram o início do ano letivo como um desafio para muitas famílias, especialmente famílias numerosas e monoparentais, devido aos elevados gastos com a aquisição de material e equipamento escolar.

Por este motivo, o Grupo Portugália Restauração apoia anualmente todos os seus colaboradores com filhos entre os 5 meses e 18 anos de idade, na aquisição deste material.

Bolsa de mérito escolar

Esta iniciativa anual surge como uma aposta no desenvolvimento das competências escolares e formativas da família Portugália Restauração, reconhecendo e valorizando o mérito, numa promoção direta dos estudos e do saber. O programa distingue colaboradores e filhos de colaboradores com bom desempenho escolar.

Os valores dos prémios variam consoante o grau de Ensino:

Colaboração académica

O Grupo Portugália Restauração considera que a ligação entre as Empresas e as Entidades Académicas é extremamente importante. Assim, desenvolvemos várias iniciativas nas temáticas da Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, através de intervenções em sala de aula ou eventos promovidos pelas Entidades Académicas.

Paralelamente, apoiamos trabalhos escolares de alunos do Ensino Superior na temática da Responsabilidade Social Corporativa, valorizando a importância que esta colaboração e testemunho representa para a riqueza dos trabalhos e da melhoria das nossas práticas de Responsabilidade Social.

Veja mais informação na secção PARCERIAS/ENTIDADES ACADÉMICAS.

O Grupo Portugália Restauração integra a Rede EFE e participa no Programa RedEmprega Lisboa- uma rede para a empregabilidade inclusiva, que conta com parceiros relevantes como a Fundação Aga Khan, a Câmara Municipal de Lisboa, o IEFP, o CEPAC, entre outros, e que tem como objetivo a criação de oportunidades de qualificação e de emprego, a partir de um trabalho em rede, promovendo a inclusão e (re)inserção social de cidadãos que se encontram em situação de persistência ou de vulnerabilidade à pobreza e à exclusão.

No âmbito da atividade do Grupo de Trabalho da Educação, está prevista a realização de Visitas de Exploração Profissional com a participação das três escolas de incidência da RedEmprega. Estas visitas têm o objetivo de reforçar a dimensão da aproximação dos alunos às profissões e mercado de trabalho através do intercâmbio de alunos com profissionais, tendo em vista facilitar a transição para a vida ativa dos jovens em articulação com empresas e organizações.

Dado que uma das áreas de interesse manifestado pelos alunos é a restauração, o Grupo Portugália Restauração tem organizado, desde 2017, Visitas de Estudo à Portugália Almirante Reis no tema “Futuro Profissional”, de jovens estudantes de Agrupamentos de Escolas de Bairros de Intervenção Prioritária.

Por outro lado, sabendo que as escolas enfrentam algumas dificuldades orçamentais na organização de eventos, temos apoiado com a oferta de bebidas e comida para “dar mais sabor” aos eventos, não só promovendo momentos de convívio, como um segundo (e às vezes primeiro) pequeno-almoço.

Formação em contexto de trabalho

Acreditamos que a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) proporciona aos alunos/formandos uma experiência prática em contexto real, determinante para a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e integração no mercado de trabalho. Somos Entidade de Acolhimento de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), no âmbito dos projetos de apoio à empregabilidade de pessoas imigrantes desenvolvidos pelo nosso parceiro CEPAC, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Apoiamos também as formações do CEPAC na disponibilização de lanches para os utentes.